quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Matemática e outras ciÊncias cotidianas

PROVAVELMENTE
Por Francisco Netto

Cara ou coroa?
De dia ou à noite?
Doce ou salgado?
Céu ou inferno?
Sim, temos escolhas, mas essas escolhas não são ilimitadas, ou são?
Bem, tudo o que está dentro de nossas possíveis escolhas é chamado matematicamente de campo amostral e existem sim possibilidades dentro deste campo amostral, o impossível só ocorrerá quando tal possibilidade não existir no campo amostral.Entendeu? Não?
Então falaremos de um filme conhecido aqui no Brasil.___Dumb&Dumber ( Débi e Lóide)
No filme DÉBI E LÓIDE, há uma grande piada no campo das probabilidades, em uma das cenas finais Debi(Jim Carrey) pergunta para Mary Swanson(Lauren Holly) quais seriam as chances deles ficarem juntos e ainda arrisca um palpite ___Uma em cem mil?
Ela educadamente balança a cabeça, o que faz com que Débi peça da própria um melhor palpite, então ela gentilmente lhe responde ____Uma em 10 milhões...
Débi sai comemorando, pois a resposta mostra que ele existe no espaço amostral da grande garota do filme.
Para Débi conquistar a garota dos seus sonhos era mais fácil que acertar na loteria, pois acertar os 6 números em um jogo onde existem 60 escolhas para serem combinadas de 6 em 6 daria a chance de uma no meio de 50063860 , então partindo deste prisma:
Se alguém ganha na loteria e este alguém um dia puder vir a ser eu, caso eu jogue, é claro, então continuarei jogando para conquistar esta garota! Afinal é mais fácil que acertar na loteria! (nossa que raciocínio motivador!)
Ah, se todos nós pensássemos como Debi, tenho certeza que seriamos mais felizes, pois a grande máxima, ‘’ a esperança é a ultima que morre’’ estaria mais viva em nossas vidas de improbabilidades...




2 comentários: